Que requisitos do CTE cumprem os sistemas SATE?
DB HE: Poupança de energia
A luta contra as alterações climáticas exige a redução do impacto ambiental causado pela atividade humana e os governos estão empenhados em limitar gradualmente o consumo de energia dos edifícios, sendo um ponto-chave o aumento contínuo dos requisitos de isolamento térmico nos nossos edifícios. Os sistemas SATE são soluções construtivas ideais para o cumprimento dos requisitos da DB HE, uma vez que se adaptam facilmente às espessuras de isolamento térmico exigidas e eliminam praticamente a 100% as pontes térmicas da envolvente da fachada com elementos estruturais como pilares e bordos de lajes. A combinação do SATE com a caixilharia, os envidraçados e as instalações térmicas adequadas permite obter edifícios com classificação energética A e B de forma relativamente simples.
DB SI: Segurança contra incêndios
Na revisão do documento sobre a propagação do fogo em fachadas, realizada em 2019, a classe de reação ao fogo exigida para os sistemas de construção de fachadas foi modificada. A fim de limitar o risco de propagação externa do fogo através da fachada, os regulamentos agora não permitem a formação de gotículas ou partículas inflamáveis no envelope durante um incêndio, aumentando significativamente a segurança dos edifícios. Para os edifícios com mais de 18 metros de altura, é também exigida uma contribuição muito limitada da envolvente da fachada para o fogo, requisitos que os sistemas SATE cumprem nas suas respectivas homologações.
DB HS: Saúde e Segurança
Os sistemas SATE justificam facilmente o cumprimento dos requisitos de proteção contra a humidade, proporcionando um grau de impermeabilidade 5 (o máximo definido pelo CTE) e permitindo a sua aplicação em todo o território espanhol. Dispõem de um revestimento exterior de muito alta resistência à filtração, adaptável aos movimentos do suporte e que garante a sua aderência, para além de proporcionar uma elevada permeabilidade ao vapor de água.