Piscina manutenção e limpeza

Manutenção e limpeza da sua piscina

O verão está chegando e em breve estarás dando um bom mergulho na piscina, certo? Vamos contar algumas dicas e truques para a manutenção e limpeza da sua piscina. Vá em frente!

 

Desinfecção da água

A água em qualquer piscina pode se tornar o meio de vida ideal para uma grande variedade de microorganismos.

O importante é manter o cloro livre residual entre 0,5-1,0 ppm na água para que ele seja desinfetado e tenha poder desinfetante. Desta forma, evitaremos que a água fique turva e que algas apareçam, pelo  ao estar desinfetada. Para manter um processo contínuo de desinfecção durante toda a estação balnear, existem vários métodos: comprimidos de cloro, um aparelho de eletrólise salina ou com oxigênio ativo.

 

Tratamento urgente

Em caso de problemas com turbidez ou algas, recomenda-se realizar um tratamento de choque com dicloro granulado e adicionar floculante líquido, a fim de recuperar o bom estado da água. Após a aplicação dos produtos, é importante filtrar por algumas horas, possivelmente escovar as paredes e o piso da piscina, e esperar 12-24 horas para que todas as impurezas precipitem e, com o limpador, leve todo o precipitado diretamente para o ralo sem que passa pelo filtro. Lembramos-lhes que a adição de produtos químicos sempre deve ser feita na ausência de banhistas.

 

Remoção de sujeira com uma ajuda surpresa

Um dos problemas da água da piscina é que ela geralmente está contaminada com produtos químicos, como filtro solar, filtro solar, óleos ... esses produtos, necessários e recomendados para aproveitar o sol, deixam a água suja e parecer turva.

A solução para esse problema está em uma bola de tênis ou de pádel. Só tens que jogá-la na água, deixá-la por um tempo e pronto, a bola sozinha cuidará de absorver as substâncias químicas indesejadas e de manter a água limpa e agradável.

 

Cuidados com o filtro

Cuidar bem do filtro da piscina tornará o tratamento químico que aplicamos mais eficaz. Com um filtro sujo, a qualidade da água piora e o consumo de produtos químicos aumenta. Além disso, os germes se multiplicam e depois se espalham pela água. Para manter o filtro limpo, temos que retrolavar, limpar e desinfetar a areia uma vez por ano antes do início da estação balnear. Também é importante descalcificar o filtro (várias vezes ao ano, dependendo da dureza da água). Por outro lado, recomenda-se que a cada 5 anos (dependendo do uso e características da água) o meio filtrante seja trocado se for feito de areia siliciosa.

 

Os mascotes

Alguns animais de estimação gostam de entrar na piscina, principalmente cães. A melhor coisa para os animais de estimação e para a piscina é que tentamos evitá-la com muita frequência, primeiro por causa deles, sua pele, narinas e olhos são frequentemente irritados pelo alto teor de cloro da água e, em segundo lugar, pela água que ficará suja mais rápido devido aos pêlos, o que leva a um trabalho tedioso de removê-lo, mas para isso podes estar a contar com um apanha folhas.

 

Outros cuidados

Azulejos ou lancis

A água também pode ser contaminada por sujeira de azulejos ou lancis. Preste atenção na limpeza dessas áreas para evitar o aparecimento de “microflora”: musgos, mofo e líquenes que contaminam a água. É importante revisar com uma escova a cada 10 dias e prestar atenção especial à aparência do molde para removê-lo completamente.

 

Coberturas

As coberturas para piscinas são duráveis ??e garantem que a água não fique suja enquanto não  estiveres usando-a, principalmente no inverno, evitando assim encher a piscina. Além disso, as coberturas ajudarão a manter a água quente e mais agradável para quando fores usá-la.

 

Chuveiros

Os chuveiros na piscina, além de uma alternativa lúdica, nos ajudarão a proteger a pele e facilitar a manutenção da água se nos acostumarmos a tomar banho antes e depois de cada banho, pois eliminam a transpiração e parte dos cremes e protetor solar antes entrar na água e ao mesmo tempo facilitar a remoção de resíduos de cloro e sal ao sair da água, o que protege a pele e a cor dos trajes de banho. Se desejas evitar que a água saia gelada, podes instalar um chuveiro solar.

 

Brinquedos, jogos e tapetes

Eles são divertidos e tornam o uso da piscina ainda mais agradável, lembre-se de que quando os tira e os recoloca, eles podem conter areia que precipita na água. Ao mesmo tempo, se estiverem na água por muito tempo, também podem ser um foco de fungos e algas que devem ser monitorados. Como medida preventiva, podes limpá-los antes de colocá-los na água.

 

Esperamos que estas dicas o ajudem a cuidar da manutenção da sua piscina e aproveite o verão.

Galeria de imagens

Piscina