Ph adequado para a água da piscina

Ph adequado para a água da piscina

 

Para a manutenção correta da nossa piscina, além de outras ações, como o uso de cloro ou desinfetante em nossa água. Um dos pontos muito importantes é que o pH esteja adequado com o ponto de equilíbrio bem ajustado.

 

O que é o pH da água?

O pH ou potencial do hidrogênio é uma medida que indica a acidez ou alcalina da água. Essa determinação é feita a partir da concentração de íons de hidrogênio (H +) e íons de hidróxido (OH-).

 

O pH adequado da água

Podemos falar de um pH neutro (entre 7,2 e 7,6), um pH ácido (menor que 7,2) e um pH alcalino (maior que 7,6).

 

PH alto

Se o pH da água for muito alto, pH alcalino (acima de 7,6), os banhistas poderão sofrer irritação na pele e nos olhos, o efeito de produtos desinfetantes diminuirá, a calcária se formará e as águas ficarão nubladas. As algas começam a se reproduzir mais facilmente e o cloro é produzido mais difícil em salinas. Quanto maior o pH, piores serão esses sintomas.

 

PH baixo

Por outro lado, se o valor do pH for muito baixo que o pH ácido (menor que 7,2), aumentará o risco de corrosão, haverá deterioração de dois produtos metálicos, desgaste de escadas metálicas e bombas de aquecimento e também produzirá irritação ocular e cutânea.

 

Leve em consideração

 

Manter o pH equilibrado mantém o cal mais diluído, as algas têm mais dificuldade em se reproduzir e o cloro é mais fácil de produzir em salinas. A quantidade depende da sua concentração e do número de litros na piscina.

 

Use produtos que reduzem e aumentam o PH de maneira prática, segura e rápida. Também recomendamos que o uso de um Kit analisador de PH, no BigMat o encontrarás muito completos. Se a água da piscina deixar a água turva, poderás usar anti-algas ou floculantes para precipitar a sujeira que nubla a água na parte inferior. Também é recomendado para a manutenção do envoltorio da piscina (fundo e paredes) que esteja embaixo d'água o uso de um limpador de piscina e, assim, evitaremos facilmente a proliferação de algas.

 

Alguns sites recomendam bicarbonato de sódio, tenha cuidado, pois não se obterá os mesmos resultados que os redutores de PH. Nós não recomendamos seu uso para manter ou elevar os níveis de pH da água pelas seguintes razões: os redutores de PH comparados ao bicarbonato são mais económicos e, por outro lado, os redutores de piscinas geralmente possuem aditivos que facilitam a remoção de algas e eles cuidam da estação de tratamento.


Galeria de imagens

Piscina

pH equilibrado