Manutenção dos revestimentos e de suas juntas

Manutenção dos revestimentos e de suas juntas

Queres conservar seu revestimento cerâmico como se fosse seu primeiro dia?


Os revestimentos cerâmicos

 

São um dos materiais com maior facilidade de uso e menor manutenção, embora a manutenção deva ser realizada periodicamente para prolongar a vida útil do produto.

 

Limpe-o com freqüência

 

Use um pano úmido e uma solução detergente diluída. Preste atenção especial à possível aparência de manchas (verde ou preto), pois isso pode criar fungos no ladrilho. Você também pode usar alvejante doméstico, desde que tenha certeza de que isso não afetará o acabamento da peça.

 

• Caso seu revestimento apresentem manchas ou incrustações.

 

Deve usar produtos específicos para eliminá-los. Depois de verificar se os revestimentos estão completamente limpos e secos, deverás aplicar com a ajuda de um rolo, uma imprimação específica que pode ser encontrada na sua loja BigMat. Em seguida, aplique o esmalte em branco ou na cor, o que recomendamos é um esmalte à base de água, pois é mais fácil de limpar.

 

• Mantenha uma peça de reposto do mesmo modelo

 

Caso precises trocar uma peça danificada e esse modelo já foi retirado do mercado. Não se esqueça do rodapé, que também recomendamos que guarde peças de reposição para qualquer imprevisto que possa surgir.

 

 

Juntas dos revestimentos |Manutenção

 

Com o tempo, a umidade e a sujeira se acumulam, as juntas dos ladrilhos escurecem e podem até sair. Para evitar esses problemas, no BigMat, temos uma série de dicas.

 

Juntas pretas

Para resolver este problema, deverás limpá-las com um líquido feito especialmente para esta função e que garanta um ótimo resultado. Essa limpeza deve ser feita periodicamente, mas sem abusar, pois as juntas se desgastam. No caso de não haver produtos específicos para a limpeza de juntas, podem ser utilizadas alternativas caseiras, mas a eficácia delas será muito menor.

 

Juntas danificadas/ Deterioradas

 

Quando nossas juntas estão muito desgastadas, a única opção é renová-las. Para fazer isso, poderás contratar um profissional ou optar por fazer isso sozinho, seguindo as etapas abaixo:


1. Com a ajuda de uma espátula ou soco, remova os antigos.

 

2. Quando já removido, remova todos os vestígios de poeira, umidade e imperfeições usando uma escova e, finalmente, aspire bem cada junta.

 

3. Crie uma massa com argamassa e água. Depois de preparado, e com a ajuda de uma espátula de borracha, preencha todas as juntas espalhando-as na diagonal pelas juntas e pressionando a massa sobre elas.

 

4. Remova o excesso de massa nas articulações e aguarde cerca de 15 a 20 minutos. Após esse período, veremos como a argamassa começou a endurecer à medida que perde o brilho. Limpe o ladrilho e a junta usando uma esponja úmida sobre eles, para deixar as juntas iguais.

 

5. Finalmente, deixe a argamassa secar pelo tempo indicado pelo recipiente e, depois de endurecido, faça uma limpeza final enxaguando a área com um pano úmido.

 

6. Já que trocas as juntas, por que não dota-las de uma nova aparência? Existem tipos de argamassa com uma grande variedade de cores que, além de melhorar a aparência dos seus revestimento, podem ajudar que se vejam esteticamente mais limpos. Além disso, podes combinar suas peças com peças especiais que darão outro ar ao seu quarto.



Galeria de imagens

Azulejos; juntas