Características básicas da cor:
Vermelho:
Está associado a temperamentos fortes e a uma maior energia. Se pretende entusiasmo, o vermelho é uma excelente escolha. No entanto, observou-se que estimula a fome, mas ao mesmo tempo estimula a conversa, tornando um espaço mais acolhedor. É considerado demasiado estimulante para divisões onde se está todo o dia, mas à noite e com a luz de um candeeiro, o espaço fica sofisticado e elegante.
Amarelo:
Está relacionado com a felicidade. É uma excelente escolha para cozinhas e salas de jantar. Em corredores e espaços pequenos, funciona para os tornar mais atractivos e espaçosos. No entanto, não é recomendado para quartos de bebés, pois aparentemente faz com que chorem.
Azul:
É considerada uma cor calmante, embora também seja considerada fria. É recomendado para casas de banho e quartos pessoais. Se optar por um azul claro, equilibre-o com mobiliário de cor escura. Tenha também em conta que os azuis escuros são deprimentes e sombrios, para além de fazerem com que os espaços pareçam mais pequenos.
Verde:
É refrescante. Tem um efeito calmante quando utilizado como cor principal na decoração.
Púrpura:
Nos seus tons saturados, é elegante, associada ao luxo e à criatividade. Se for utilizada como cor secundária, dá uma sensação de profundidade.
Laranja:
Evoca o entusiasmo e a excitação. É uma cor enérgica que é perfeita para um ginásio.
Cores neutras (preto, branco, cinzento, castanho):
A sua maior força é a flexibilidade. O seu ponto forte é o contraste. O preto em pequenas doses acentua as combinações com qualquer cor. De facto, alguns especialistas acreditam que cada divisão deve ter um toque de preto para lhe dar profundidade.