BigMat

Transformar o seu terraço ou jardim num oásis de relax

7 Sugestões para transformar o seu terraço ou jardim num oásis de relax

 

A BigMat irá ajudá-lo com algumas sugestões sobre como transformar o seu terraço ou jardim num ambiente relaxante, confortável e funcional.

 

Crie um ambiente único


O jardim o terraço são para desfrutar, por isso, escolha móveis elegantes que também sejam confortáveis. Não se esqueça de que deseja passar uma boa parte do seu tempo livre sem sair de lá.

 

1. Conforto


Devemos ter em conta a criação de espaços confortáveis que proporcionam bem-estar. Puffes, redes, cadeiras, guarda-sóis são peças indispensáveis para criar um ambiente único. Combine elementos simples, como móveis de madeira personalizados, uma cadeira suspensa e almofadas.

Os materiais que recomendamos para os seus móveis de terraço são o bambu, a madeira, o vime e as fibras naturais. Além disso, se quiser dar um toque vintage ao seu terraço, pode utilizar móveis de ferro ou ferro forjado.


2. Iluminação exterior


Para aproveitar ao máximo o seu terraço à noite, não se esqueça de o iluminar bem com algumas lanternas, grinaldas de luz e velas, que além de iluminarem, ajudam-no a criar um ambiente mágico.

Para a zona das refeições, é conveniente aumentar o número de focos, para poder desfrutar do jantar sem esforçar os olhos.

Nas zonas de repouso, como em sofás ou redes, pode optar por uma luz mais ténue, à base de tochas de jardim, grinaldas de luzes como as que referimos ou lâmpadas de baixa intensidade.


3. Muito verde


As plantas naturais e artificiais proporcionam-lhe um toque especial e, por conseguinte, é importante utilizá-las nos recantos mais estratégicos, pois conferem mais naturalidade ao ambiente.

Se optar pelas naturais, deve ter em conta que é necessário regá-las, podá-las e adubá-las. 

A outra opção para dar um toque verde ao seu ambiente é a relva e as plantas artificiais.

 

4. Plantas de terraço


Se tiver um terraço, seja grande ou pequeno, também pode incluir plantas naturais e criar essa ligação entre o ambiente e a natureza. Deixa entrar as plantas de exterior de todas as formas possíveis: em vasos grandes ou pequenos, no chão, em móveis, penduradas na parede ou na forma de jardim vertical.  Não ter um jardim não o impede de lhe dar aquele toque na criação do seu ambiente único.


5. Rega para plantas ou jardim


É necessário adaptar e distribuir bem a rega, especialmente para certas plantas, de acordo com a sua localização e a época do ano. Além disso, as flores não devem molhar-se, pois podem estragar-se. É melhor regar logo de manhã e no fim da tarde, que é quando há menos calor e o terreno mantém-se húmido, devendo regar pelo menos duas vezes por semana.

A rega manual é a rega mais comum que existe, especialmente pela sua simplicidade. Basta apenas uma mangueira, um par de ligações e, por vezes, um terminal. Caso não queira fazê-lo manualmente, existem outros tipos de rega, como a rega por gotejamento, por aspersão, rega enterrada, rega automática, entre outras.


6. Poda


A forma mais simples de fazer com que as plantas não adquiram uma forma desorganizada nem cresçam apenas para um lado consiste em apará-las para impedir o seu crescimento. Uma das formas de o fazer é aparar as pontas dos caules para ajudar os rebentos laterais a crescer e, quando os rebentos novos estiverem a crescer, terá de cortar as pontas para obter os novos pontos de crescimento. Isto fará com que a planta tenha uma forma mais atrativa.

 

7. Adubo


As plantas do jardim devem receber adubo pelo menos uma vez por ano. Na BigMat, temos também vários tipos de produtos para que as suas plantas cresçam saudáveis. Obviamente, lembre-se de que, dependendo do tipo de planta, deve comprar um tipo de adubo ou outro para enriquecer as plantas, e de realizar uma ligeira rega.



Galeria de imagens

Jardim terraço