Eficiência energética e Rotulagem energética

Eficiência energética

Os meses do frio estão a aproximar-se e é hora de ter em conta a eficiência energética das nossas salamandras e lareiras para preparar os elementos fundamentais que aquecem a nossa casa.

Aumenta cada vez mais a consciência da quantidade de energia que consumimos diariamente e da importância de reduzir o nosso consumo.

Os elevados números de CO2, emissões de dióxido de carbono, estão a aumentar e não refletem dados muito otimistas em relação à redução da poluição na nossa atmosfera; por conseguinte, é importante ter em consideração a eficiência energética dos dispositivos eletrónicos, já que a sua redução está ao nosso alcance.

O que é a eficiência energética?

A eficiência energética é definida como utilização eficiente da energia. De tal forma que uma máquina, aparelho, processo ou instalação é eficiente em termos energéticos quando consome uma quantidade igual ou inferior à média de energia para realizar uma atividade.

A eficiência energética tornou-se numa forma de cuidar do planeta.


Rotulagem energética

A rotulagem energética é um selo que todos os aparelhos que estão à venda e consomem energia devem possuir; este selo indica a eficiência energética e o desempenho do aparelho

As informações detalhadas contidas neste rótulo ajudam o comprador a entender o consumo de energia e água do aparelho antes de o adquirir e, por conseguinte, torna-se mais fácil conhecer e comparar que eletrodoméstico gera menor impacto ambiental e maior poupança de energia em casa.

Na hora de optar por um eletrodoméstico ou aparelho de climatização, deve tomar em consideração a rotulagem energética para promover a poupança de energia e a proteção do meio ambiente.

A legislação europeia define: as informações contidas no rótulo, regula a utilização da rotulagem energética e estabelece uma série de requisitos obrigatórios em matéria de conceção ecológica para todos os aparelhos que consomem energia. Desde 2011, o rótulo energético é obrigatório em todos os aparelhos relacionados com energia que são colocados à venda.

Em síntese, comprando produtos eficientes em termos energéticos, estamos a promover a poupança e o consumo de eletricidade. Alem disso, adotando hábitos para reduzir o consumo de energia, contribuiremos para cuidar do meio ambiente .

 

Galeria de imagens

Eficiência energética; Rotulagem energética